Innovare Sul e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade
Quantas memórias lindas podem ser desenvolvidas quando temos um pet para dividir os momentos mais fofos, não é mesmo? Se até mesmo nós, adultos, nos divertimos muito com essas figuras peludas e fofas, imagine o que uma criança não se diverte? Mas, se pensa que é somente esse benefício que encontramos em viver com um peludinho, está muito equivocado(a). Confira as principais razões para seu filho ter um PET:
FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
Segundo o portal Bebê Abril [LINK], o convívio pode proteger as crianças de infecções e até diminuir o risco de asma e dermatite atópica, duas doenças que dão trabalho na infância.
Já o portal Canal do Pet [LINK], diz que pesquisas comprovam que bebês que convivem diariamente com cães possuem uma tendência maior de serem saudáveis. Isso porque o sistema imunológico da criança é fortalecido pelo fato de o animal representar o contato com o mundo exterior, acostumando melhor o sistema imunológico. Desta forma, o organismo desses bebês consegue combater de forma mais eficaz casos de tosse, coriza e infecções, por exemplo.
ESTIMULOS EMOCIONAIS
Esta amizade pode aprimorar o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social. Isso, pelo menos, é que o portal Época [LINK] publicou um artigo sobre o assunto. Segundo o mesmo, crianças que convivem com animais em casa têm maior facilidade de desenvolver aspectos como a autoestima e um senso de responsabilidade.
A convivência pode aprimorar as habilidades de autocontrole, socialização e capacidade afetiva. Isso porque, a criança aprende a interpretar a comunicação não verbal do animal, compreendendo as necessidades do mesmo e aprimorando o senso de empatia da criança quanto aos sentimentos do companheiro e as necessidades de carinho do mesmo.
ESTIMULA O SENSO DE RESPONSABILIDADE
Cuidar de um pet, conhecendo a rotina para tratar do mesmo, garante a criança o aprimoramento do senso de responsabilidade. O Portal Canal do PET [LINK], concorda com essa afirmação já que ter um animal precisará de atenção e dependência, e isso faz com que a criança desenvolva o respeito ao próximo.
PROPORCIONA MELHORA NO CONDICIONAMENTO FÍSICO
As brincadeiras com o PET, e levar o mesmo para passear (vale mais para cachorros), proporciona melhora nas atividades físicas e consequentemente no condicionamento físico da criança. O portal Bebê Abril [LINK], comentou que - segundo pesquisas - quanto mais envolvida com o animal a criança for, maiores as chances de ela ser ativa.
TERAPÊUTICO
Crianças autistas tem um modo próprio de ver o mundo, e isso pode ser uma das principais questões que afasta a mesma do convívio social. Porém, ter um animal de estimação, reduz os hormônios responsáveis por causar o estresse na criança, auxiliando na tarefa de tranquilizar a mesma.
No entanto, crianças sem nenhum transtorno neurológico e físico, também podem sofrer de estresse e ansiedade. Para esses casos, ter um animal também será benéfico.
E você, tem alguma experiência com os bichanos que queira dividir conosco? Conte para nós.
Fontes:
https://bebe.abril.com.br/saude/8-beneficios-do-convivio-com-animais-de-estimacao-para-as-criancas/
https://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/2016-07-28/crianca-cachorro.html
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?