Innovare Sul e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.
Confira a Política de Privacidade
Anteriormente, publicamos aqui no blog um post explicando as coberturas que aparecem na sua cotação de seguro ou apólice de seguro. Explicamos que são as principais coberturas e as suas importâncias, bem como o baixo custo que representam no valor final do seguro. Mas se elas não são as responsáveis por poder elevar o valor final pago pelo segurado, o que é?
Primeiramente, vamos entender como prêmio líquido é calculado pelas seguradoras: Além do valor das coberturas contratadas, ele é influenciado pelo valor da franquia contratada e dos perfis do veículo, segurado e condutor.
Agora que você já conhece as coberturas, vamos explicar o que são os outros fatores que somam o seu prêmio líquido:
Franquia: É a participação monetária obrigatória do segurado sobre os prejuízos em um sinistro indenizável, podendo a franquia contratada ser de dois tipos: reduzida ou básica (essa última também conhecida como franquia obrigatória em algumas seguradoras). A reduzida, como o próprio nome diz, é a redução da participação monetária obrigatória que o segurado deverá arcar, enquanto que a básica será o valor monetário integral acordada entre segurado e seguradora. No entanto, a franquia reduzida tem maior influencia no valor do prêmio líquido do que a franquia básica.
Perfil: Cada seguradora possuí uma tabela de riscos e é a partir dela que as mesmas criam o seus perfis, classificando os mesmos em custos. Apesar de cada seguradora ser responsável por sua tabela de risco, elas seguem quase que o mesmo critério alterando pouca coisa entre uma e outra. Nessa tabela de perfil entra o bem protegido, região onde o mesmo se encontra e, no caso de veículos e meios de transportes, onde eles vão circular e a utilização do mesmo. Além disso, as seguradoras se reservam no direito de classificar o perfil do segurado, bem como o risco que ele representa conforme a tabela seguida pela mesma. Os dados de segurados e condutores que normalmente entram nessa tabela são: tempo de habilitação, idade, endereço, gênero e estado civil.
Contudo, para o caso de sinistro indenizável, os perfis na apólice deve ser condizente com a realidade do veículo protegido, além do segurado e condutores existentes na apólice. Havendo divergências no perfil de sua apólice com a realidade, corre-se o risco da não indenização da seguradora sobre os danos causados no sinistro. Por isso, é necessário que, no momento da cotação, você narre todos os seus dados cadastrais, bem como de todos os condutores e a finalidade correta da utilização do veículo. É aconselhável, também, antes de fechar a cotação verificar se todos os seus dados, bem como os dados dos demais condutores e do veículo estão em conformidade com o que você pediu e as coberturas estão de acordo com o que você deseja contratar.
Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada pronta para te atender.
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?